Bem-vinda(o) à disciplina "Arquitetura de Computadores"
A disciplina de Arquitectura de Computadores integra-se na componente de Formação Técnica do Curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, sendo os seus conteúdos enquadrados em módulos devidamente estruturados, leccionados ao longo de 152 horas.
Esta disciplina com uma finalidade marcadamente formativa e profissionalizante pretende que o aluno adquira conhecimentos sobre a estrutura e organização de computadores e microprocessadores.
Estes conhecimentos são úteis para escolher, especificar e configurar eficientemente as máquinas disponíveis. Na posse destes conhecimentos, os alunos poderão entender e acompanhar as constantes e rápidas evoluções tecnológicas de modo a manterem-se permanentemente actualizados.
Não sendo um curso especializado em hardware, pretende-se mesmo assim, que estes sejam capazes de detectar e reparar alguma avaria que não exija nenhum equipamento especial. Os módulos optativos, em número de dois, permitem, por sua vez, que seja fomentada uma vertente mais especializada na área de microprocessadores ou na área de configuração de redes locais, de acordo com a procura profissional existente.
- Teacher: Rui Cruz
A disciplina de Programação e Sistemas de Informação, vulgarmente designada por PSI, integra a componente de formação técnica dos cursos profissionais, de forma a garantir aos jovens a aprendizagem de técnicas de programação e desenvolvimento de sistemas informáticos, indispensáveis ao sucesso pessoal e profissional nesta área.
Assim, a disciplina de Programação e Sistemas de Informação tem como finalidades:
Fomentar a disponibilidade para uma aprendizagem ao longo da vida como condição necessária à adaptação a novas situações e à capacidade de resolver problemas no contexto da sociedade do conhecimento;
Promover a autonomia, a criatividade, a responsabilidade, bem como a capacidade para trabalhar em equipa numa perspectiva de abertura à mudança, à diversidade cultural e ao exercício de uma cidadania activa;
Fomentar o interesse pela pesquisa, pela descoberta e pela inovação, face aos desafios da sociedade do conhecimento;
Fomentar competências no planeamento e apresentação de soluções informáticas;
Promover as práticas de diagnóstico e a correcção de falhas no funcionamento de sistemas informáticos;
Desenvolver a capacidade de analisar de forma objectiva as linguagens de programação existentes;
Fomentar a capacidade de compreender as técnicas básicas de implementação de linguagens de programação, e desenvolver uma capacidade acrescida de aprender novas linguagens de programação, assim como uma acrescida capacidade de concepção e desenvolvimento de software e sistemas de informação;
O estudo da semântica de linguagens será baseado essencialmente em técnicas operacionais, envolvendo o estudo de técnicas de implementação de interpretadores, sendo cobertos os mecanismos encontrados na maior parte das linguagens funcionais, imperativas e centradas em objectos, incluindo os respectivos sistemas de tipos;
Desenvolver a capacidade de análise de problemas reais da área da informática, e ser capaz de desenvolver soluções de software que permitam colmatar as necessidades verificadas;
Desenvolver a capacidade de estruturar soluções com sistemas de informação adaptados aos problemas reais.
- Teacher: Rui Cruz